
Contato
Convidamos você a participar da 26ª Jornada da EBP-MG que acontecerá nos dias 01 e 02 de dezembro de 2023 no Hotel Mercure
Escola Brasileria de Psicanálise – Seção Minas Gerais
Afonso Pena, 2770, Segundo andar
E-mail: jornadaebpmg@gmail.com
Telefone: (31) 3292-5776
Secretária: Juliane André

O que Fazer em BH
Palácio das Artes ( Afonso Pena, 1537)
– Exposição: QUERO AMAR QUEM ACENDA UMA FOGUEIRA COMIGO ÀS 7 DA MANHÃ
Com quase 50 obras de 11 artistas contemporâneas, a exposição tematiza a solidão afetiva, social e na ascendência das mulheres negras, através de pinturas, gravuras (algumas com materiais e suportes como água de feijão, nódia de banana, terra e papelão), peças de cerâmica, registros audiovisuais e outros recursos. A entrada na Galeria é gratuita, e a exposição tem classificação indicativa livre. A Galeria Arlinda Corrêa Lima fica aberta de terça a sábado, das 09h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h.
– Exposição: MADEIRA DOCE ÁGUA ÁSPERA
Velho Chico, Mar do Sertão, Rio da Integração Nacional. Não faltam nomeações para o “opará”, nome original do Rio São Francisco, um dos maiores e mais importantes cursos d’água do Brasil. O rio que nasce em Minas, mais precisamente na Serra da Canastra, e passa por mais três estados até chegar em Sergipe, é fonte de inspiração para incontáveis obras de arte, seja na música, no artesanato ou na poesia. E é também às margens do São Francisco, no trecho do rio que corta o Norte de Minas, onde nascem as raízes do trabalho do artista plástico davi de jesus do nascimento, natural de Pirapora, filho de uma família de pescadores, lavadeiras e mestres “carranqueiros”. A Galeria Genesco Murta fica aberta de terça a sábado, das 09h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h.
– Exposição: DE TUDO SE FAZ CANÇÃO
Nascida em Campinas, e ainda hoje residente no município do interior de São Paulo, Vânia Mignone cresceu em uma família de músicos, estudou balé e fez faculdade de Publicidade antes de se tornar artista visual. Todos esses fatores juntos ajudam a explicar porque sua obra dialoga de forma tão natural e harmoniosa com a música, o teatro e a dança. Ao longo dos últimos trinta anos, a artista se tornou conhecida por criar pinturas marcadas pela potência de suas cores e pelo impacto visual absorvido pelo público. Uma das principais convergências encontradas nas obras escolhidas para esta exposição é a ideia de trazer referências da MPB para as pinturas. A Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard fica aberta de terça a sábado, das 09h30 às 21h, e aos domingos, das 17h às 21h.
Centro Cultural Unimed BH-Minas ( da Bahia, 2.244)
– Exposição: A QUALQUER FAGULHA
A exposição explora um viés pouco explorado da obra de José Bento. “Geralmente quando se fala da obra de José Bento, menciona-se a linguagem da escultura, a genealogia mineira do uso da madeira na arte, a mimética de objetos de outros materiais e, principalmente, a questão ambiental – tanto o fato de ele não utilizar árvores deliberadamente cortadas quanto a preservação da natureza. Nós pensamos nos elementos que estão no limiar das obras: o fogo e o ar, ou seja, como essas obras estão prontas para incinerar, tanto conceitualmente como fisicamente”. A Galeria de Arte é aberta ao público de terça a sábado, das 10h às 20h. Domingos e feriados, das 11h às 19h. A classificação é livre.
Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade, nº 10)
– Exposição: ARTE BRASILEIRA: A COLEÇÃO DO MAP NA CASA FIAT DE CULTURA
Um verdadeiro encontro entre o utópico mundo do modernismo e o universo experienciado por quem vive Minas, promovendo um novo olhar sobre a arte brasileira. A mostra reúne a relevante coleção do Museu de Arte da Pampulha (MAP). Serão exibidas cerca de 200 obras – a maior montagem já feita fora do MAP – que atravessam a arte brasileira entre os séculos XX e XXI para reafirmar a importância de um acervo que passa pelos principais movimentos da arte contemporânea brasileira, com artistas e ações que reverberam para além do país. Terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Circuito Gastronômico de Favelas (Rua da Passagem, 20 - Serra)
– Gastronomia: CIRCUITO GASTRONÔMICO DE FAVELAS
O Circuito Gastronômico de Favelas tem o intuito de empoderar cozinheiros periféricos e promover a arte e cultura nas comunidades. O evento, que começa no Dia Nacional do Samba, dia 02 de dezembro, vai contar com roda de samba da banda Delegas Samba Clube, comandada por Thiago Delegado e convidados, e a exibição do filme Marte Um, no sábado. No domingo, o samba fica a cargo de Manu Dias e Dé Lucas, morador da comunidade da Serra e pai do ator Cícero Lucas, protagonista de “Marte Um”. O evento faz uma homenagem a Rudney Carvalho, cavaquinista que faleceu em outubro de 2023 e que se apresentou em todas as edições do projeto. O Circuito aporta na Rua da Passagem, a partir das 12h, com entrada gratuita. Os Djs Zubreu e Joca se revezam na discotecagem nos dois dias de evento. Local: Rua da Passagem, 20 – Serra. Dias: 2 e 3 de dezembro. Entrada gratuita.
FUNARTE (Rua Januária, 68, Floresta)
– Teatro: ESPETÁCULO: “EU ODEIO HAMLET”
O espetáculo “Eu Odeio Hamlet”, uma adaptação cômica da obra shakespeariana. A peça, uma versão paródica do texto original “I Hate Hamlet” de 1991, conta a história de Andrew Rally, um ator em ascensão confrontado com o desafio de interpretar Hamlet. A comédia desenrola-se num apartamento que já foi de John Barrymore, famoso por sua atuação como Hamlet, onde uma sessão espírita é organizada para invocar o astro.
Além da direção de Muniz, o espetáculo conta com cenário de Daniel Ducato, figurino de Sávio Rocha e iluminação de Ismael Soares. “Eu Odeio Hamlet” é uma oportunidade para o público vivenciar uma abordagem contemporânea e cômica de uma tragédia clássica, ao mesmo tempo que aproxima a produção acadêmica da sociedade. Local: FUNARTE: Rua Januária, 68, Floresta – Dias: De 01/12/2023 até 10/12/2023. Entrada gratuita.
Mercado Central (Av. Augusto de Lima, 744 Centro)
– Feira: FEIRA DE CERÂMICA DE MINAS GERAIS
O barro ganha formas e funções surpreendentes a partir da imaginação e do trabalho na Feira de Cerâmica de Minas Gerais. Peças assinadas por cerca de 60 expositores, parte delas exclusivas, estarão à disposição do público sob curadoria das ceramistas Cibele Tietzmann, Djenane Vera e Emmanuela Tolentino. “São ceramistas produzindo e vendendo seus trabalhos que muitas vezes são peças únicas de criação autoral exclusiva. Então somos mais do que artesãos do barro, somos artistas transformadores de sonhos”, resume Tietzmann. A entrada é gratuita, sem retirada prévia de ingressos.
O evento ainda reúne palestras e oficinas gratuitas que ensinam determinados processos e técnicas, além de refletirem sobre as produções de grandes artistas do meio. As demonstrações alcançam o público em diferentes níveis de conhecimento, desde as pessoas que estão começando a conhecer a fabricação artesanal da cerâmica até os módulos dedicados ao aperfeiçoamento de quem já trabalha na área, com apresentações como modelagem de cabeças e figuras humanas sob diferentes abordagens. Local: Mercado Central Av. Augusto de Lima, 744 – Centro – Data: De 1 a 3/12. (Sexta-feira e sábado das 9h às 19h, domingo de 9h às 15h) – Entrada gratuita, sem retirada de ingressos. Informações: https://www.feiradeceramicamg.com.br
Cine Santa Tereza (Rua:Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)
– ENCERRAMENTO DA MOSTRA HIP HOP NAS TELAS
No dia 30, às 17h, é a vez de o público conferir outro registro histórico que remonta às origens do movimento no Brasil. O documentário “Aqui Favela, o Rap Representa” (Júnia Torres e Rodrigo Siqueira, 2003) traça uma viagem pelos caminhos por onde se constrói a cena do Hip Hop em São Paulo e em Belo Horizonte, apresentando desde jovens desconhecidos até grandes nomes do movimento. Fechando a programação da Mostra, às 19h, acontece a exibição do filme “Uma Onda no Ar” (Helvécio Ratton, 2002). O filme conta a história de um grupo de jovens amigos que vivem em uma favela de Belo Horizonte e que sonha em criar uma rádio que seja a voz do local onde vivem. A ficção faz referência ao nascimento da conhecida Rádio Favela. Essa sessão de encerramento da Mostra “Hip Hop nas Telas” será comentada por Misael Filho, o Misinha.
Cine Santa Tereza às 17h. Gratuito. Sujeito a lotação. Data: 30/11/23.
Ingressos gratuitos: https://site.bileto.sympla.com.br/cinesantatereza/ ou na bilheteria do cinema, 30 minutos antes da sessão
– Cinema: Forumdoc.bh – FESTIVAL DO FILME DOCUMENTÁRIO E ETNOGRÁFICO, FÓRUM DE ANTROPOLOGIA E CINEMA
O Cine Humberto Mauro recebe o forumdoc.bh – Festival do Filme Documentário e Etnográfico, Fórum de Antropologia e Cinema, que chega à sua 27ª edição em 2023. Totalmente gratuito, o evento será realizado entre 23 de novembro e 03 de dezembro no Cine Humberto Mauro e no Cine Santa Tereza, além de contar com atividades online. Programação completa: no instagram @forumdoc.bh
LOCAIS:
Cine Humberto Mauro (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro)
Cine Santa Tereza (Rua: Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza)
Museu Mineiro (Av. João Pinheiro, 342 – Funcionários)
– Música: CONCERTO NOVOS TALENTOS DO VIOLÃO MINEIRO
O projeto, fruto de parceria com a Escola de Música da UEMG, é coordenado pelo professor Stanley Fernandes. O concerto apresenta o violão brasileiro nos dedos dos talentosos músicos da nova geração: Otávio Becker, Júlia Rocha, Henrique Nascimento, Gustavo Ramos e Gustavo Pessoa. O repertório inclui grandes nomes da música, como Villa Lobos, Edino Krieger, Paulo Bellinatti, Bach, Matteo Carcassi, Quincas Laranjeiras e Hélio Delmiro, além de trabalhos autorais.
Data: 30/11/23 – Horário: 19 horas – Local: Museu Mineiro
Viaduto Santa Tereza
– Duelo de MCs Nacional 2023 – A Grande Final
No palco, 32 MCs, dos 27 estados brasileiros, vão empunhar os microfones com a missão de representar a sua quebrada e lutar pelo título daquela que promete ser a maior batalha de todos os tempos!
Data: 03/12/2023 Horário: das 13h às 17h. Local: Viaduto Santa Tereza – Região Centro-sul

Restaurantes
Cozinha Santo Antônio – Culinária Mineira Contemporânea. Espaço aconchegante e elegante. @cozinha_santoantonio
Bejí Sushi Veg – Culinária e Sushis Veganos. @beji.sushiveg
Namastê – Culinária Indiana, espaço e construção familiar. @restaurante_namaste
Dorsé – Restaurante na Rua Sapucaí com vista para o mirante urbano de Belo Horizonte. @dorsebh
Birosca S2 – Boteco alternativo com decoração colorida, gastronomia francesa refinada, sobremesas e música alegre. @biroscas2
Florestal – Restaurante alternativo e jovem de refinada gastronomia vegetariana, localizado em uma praça arborizada. @florestal.bh
Formoso – Culinária vegetariana e vegana dentro de um tradicional mercado de rua em Belo Horizonte. @restauranteformos
San Ro – Restaurante self service de alta qualidade, culinária asiática vegetariana e vegana. @sanro_vegetariano
Casa da Agnes – Cozinha criativa, um encontro entre comida e arte em espaço aconchegante no bairro Santo Antônio. @acasadaagnes
Okinaki – Restaurante de comida de rua asiática, experiência gastronômica única. @okinakibh
Café com Letras – Gastronomia, música e literatura no meio da Savassi. @cafe_com_letras
Hou Mei – Restaurante Coreano de alto padrão. @houmeibh
Ninita – O encontro da Itália com Minas em alto padrão. @ninitabh
Glouton – Local rústico e elegante que oferece pratos refinados e sobremesas chamativas. @gloutonbh
Magnólia – Buffet de comida brasileira e internacional, em espaço contemporâneo com flores, dentro do Museu Mineiro. @magnoliarestaurante
Pizza Sur – Restaurante informal com um pátio cercado de plantas que serve uma variedade de pizzas, massas e carnes. @pizza.sur
Gennaro – Restaurante colorido com pátio que serve entradas, massas e pratos principais refinados, além de vinhos italianos. @gennarorestaurante
Néctar da Serra – Lanchonete gourmet que serve produtos naturais, bebidas, sucos, açaí, crepes e sanduíches. @nectardaserra

Baixa Gastronomia
Restaurantes, botecos e biroscas que oferecem comida de qualidade, sem muito glamour, mas que carregam a marca e as origens da cultura belo horizontina.
Bolão – um clássico belo horizontino, funciona até de madrugada, com destaque para o espaguete à bolonhesa, que fez a fama da casa @bolaosantatereza
Nino Pizzaria – aberta desde 1982, serve uma das melhores pizzas da cidade. Combinação que à primeira vista é estranha, mas que é imperdível: palmito à bolonhesa. @ninopizzaria
Chopp da Fábrica – não é exatamente um restaurante de baixa gastronomia, mas também é um clássico belorizontino e seu cardápio é repleto de clássicos da culinária mineira. @choppdafabricabh
Café Palhares – 85 anos de tradição, inventores do clássico e famoso prato belorizontino “Kaol”, imperdível sentar no balcão e se deliciar nesse butiquim! @cafepalhares
Bar do Toninho – Bar tradicional de Belo Horizonte, especializado em comida árabe. @bardotoninhoarabe
Bolota’s Bar – Buteco raiz, com cerveja gelada e culinária mineira de qualidade @bolotasbar
Mercadinho Bicalho/Bar do Nivaldo – Desde 1985 oferecendo cerveja gelada e comida de buteco de qualidade. @mercadinhobicalho

Para beliscar e tomar um negocinho
Cervejaria Octopus – Microcervejaria localizada na Savassi e produtora de cervejas artesanais. @cervejariaoctopus
Flor de Jambu – Restaurante de comida típica e familiar paraense, localizado no hipercentro de BH e só trabalha com reservas. @florde_jambu
Pirex – Bar-estufa localizado no centro de BH, ambiente jovem, localizado em uma sacada e com vista para a Praça Raul Soares. @barpirex
Sítio Sírio – Gastronomia Árabe no meio da Savassi, petiscos e sanduíches árabes deliciosos. @sitiosirio
Public House Vegan – Hamburgueria no Floresta com preços acessíveis, cardápio majoritariamente vegano. @publichouseveg
Hora Extra – Aberto 24 horas no bairro Floresta, o famoso “podrão” (sanduíche barato e com tudo que você tem direito), diversos tipos de sanduíches para diversos tipos de gostos e valores. @horaextrahamburgueria

Para tomar um bom cafezinho
Monacafe – Cafés especiais e alimentos vegetarianos próximo à Praça da Liberdade. @monacafebh
Eu Amo Chocolate Lab – Confeitaria Vegana de Alto Padrão localizada no bairro Floresta. @euamochocolatelab
Oop Café – Cafés especiais e agroecológicos em plena Savassi, cookie imperdível! @oop.cafe
Copa Cozinha – Cafés da manhã, da tarde e brunchs deliciosos, tudo isso em uma casa aconchegante, “quintal de vó” e de arquitetura tradicional mineira. @copa_cozinha
Cafe Magrí – Cafés, Drinks e Petiscos especiais no Centro de BH (Mercado Novo) e também no Parque do Palácio. @cafemagri

Lugares para visitar
Rua Sapucaí – Rua ao lado de um dos pontos turísticos mais importantes de Belo Horizonte, o Viaduto Santa Tereza, cujo os arcos encantam a todos, inclusive o grande poeta Carlos Drummond de Andrade. Além disso, atualmente a rua Sapucaí é um mirante a céu aberto, com vista privilegiada para as “empenas” dos grandes prédios do centro e que atualmente são cobertas de graffiti e arte contemporânea.
Circuito Liberdade – composto por diversas instituições ao redor e para além da Praça da Liberdade, o Circuito Liberdade constitui importante acervo permanente e transitório da cultura mineira e também de fora.
– Sites: http://www.circuitoliberdade.mg.gov.br/pt-br/
https://ccbb.com.br/belo-horizonte/
https://memorialvale.com.br/pt/
https://mmgerdau.org.br/
Circuito Niemeyer – Belo Horizonte possui diversas obras arquitetônicas do célebre arquiteto brasileiro, Oscar Niemeyer, vale a pena visitá-las! Igrejinha da Pampulha, Casa do Baile e Museu de Arte da Pampulha, estão todos localizados na região da Pampulha, próximos a lagoa, região muito agradável e arborizada. Além dessas construções, existem os edifícios JK, a Biblioteca Pública Estadual e o Edifício Niemeyer, sendo esses dois últimos muito próximos à Praça da Liberdade.
Mercado Central – Temperos, aromas, sabores, crenças, cores: todas as características mais marcantes da cultura mineira dão charme e muita personalidade ao mercado mais querido de Belo Horizonte. Há nove décadas, o Mercado Central é ponto turístico para quem vem de fora e ponto de encontro para quem vive na cidade.
www.mercadocentral.com.br
Mercado Novo – De novo ele só tem o nome, pois foi inaugurado em 1963, mas agora voltou com tudo à cena belo-horizontina, e foi ocupado por estabelecimentos criativos e público jovem! O lugar é super descolado e reúne todas as tribos, repleto de lojas, restaurantes, bares e ateliers que propõem uma releitura moderna das antigas tradições e sabores mineiros, é um lugar divertido para tomar uma cerveja artesanal ou provar as delícias regionais. @mercadonovobh
Feira Hippie – Desde 1969, a feira é um convite à convivência, à troca e ao encontro cultural no espaço público, além de ser um grande centro comercial de produtos exclusivos e artesanais. Acontece todos os domingos, de 8h às 14h, na Avenida Afonso Pena (entre a Praça Sete e a rua Guajajaras).
Inhotim – Localizado em Brumadinho, cidade a 1h30 de distância de Belo Horizonte, o Inhotim é um museu de arte contemporânea, um dos maiores do mundo a céu aberto, possui acervo permanente e transitório de diversos artistas internacionalmente reconhecidos. Além disso, é também um Jardim Botânico, situado entre a Mata Atlântica e o Cerrado, possui em seu paisagismo espécies raras e únicas desses dois biomas espalhados em sua área. www.inhotim.org.br
– Funcionamento: Terça a sexta-feira de 9h30 às 16h30. / Sábado, domingo e feriados de 9h30 às 17h30.
– É necessário a compra de ingressos
Sula: Comida e cultura no hipercentro de Belo Horizonte. Espaço alternativo e jovem que promove festas animadas e dançantes com vista privilegiada para a cidade e o viaduto Santa Tereza. @sula.beaga